Dr. Marlon Camara Lopes | Rua Nunes Machado, 472 Sala 2 Térreo Centro - Curitiba PR Fone 41 4117.1177 41 9 9959.3333 plasticaespecializada@gmail.com

CIRURGIAS PÓS-BARIÁTRICA

Cirurgia Pós Bariátrica (pós grande perda ponderal – emagrecimento)
Ao planejar um tratamento pós bariátrica, é necessário considerar alguns pontos importantes:

– A cirurgia bariátrica que leva ao emagrecimento tem componentes restritivos (redução do estômago) e disabsortivos (desvio do transito intestinal). Ambos os componentes, mas principalmente o disabsortivo, levam o paciente a ter algumas deficiências nutricionais que podem interferir diretamente na cicatrização.
– É comum ocorrerem distorções anatômicas como acúmulos de gordura localizada (lipodistrofias), fragilidade cutânea (estrias difusas), flacidez residual da pele.
– Apesar do emagrecimento, os vasos sanguíneos (artérias e veias) mantém-se hipertrofiados, com propensão a maior perda sanguínea durante a cirurgia.

Existem 4 principais modalidades de tratamentos que podem ou não ser associados, dependendo de uma avaliação individualizada:

1) Dermolipectomia abdominal (associada a plicatura do musculo reto abdominal

Pode ser subdividida em 3 modalidades principais: Convencional, em Âncora ou Circunferencial (BELT). Tem como objetivo o tratamento do abdome em avental e a diástase do musculo reto abdominal.

2) Mamoplastia

Pode ser subdividida em 2 modalidades principais: Mamoplastia Redutora ou Mastopexia (com ou sem prótese). Ambas tem por objetivo elevar a mama e retirar os excessos de pele.

3) Dermolipectomia Crural (coxoplastia)

É a retirada do excesso de pele da região das coxas e da virilha. Pode necessitar de associação com lipoaspiração da região

4) Dermolipectomia Braqual (braquioplastia – braços)

É a retirada do excesso de pele da região dos braços. Todas as modalidades cirúrgicas envolvem a necessidade de cicatrizes comumente extensas. É comum a utilização do conceito de troca dos excessos de pele e lipodistrofias por cicatrizes e contorno corporal. Quando bem aplicadas, tendem a melhorar a qualidade de vida, de higiene e a autoestima dos pacientes.

Procure sempre um Cirurgião Plástico com Formação – Associado da SBCP

Entre no site www.cirurgiaplastica.org.br e confira se o seu Médico é mesmo um Cirurgião Plástico